sábado, 27 de Abril de 2024  11:53
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


CONFERÊNCIAS

imprimir resumo

III Ciclo de Conferências

III Ciclo de Conferências "Aveirenses Ilustres"


de 15 de Outubro a 27 de Maio/ ano 2009

Auditório do Museu da Cidade


Dando sequência aos anteriores Ciclos de Conferências vai decorrer, a partir de 15 de Outubro e até 27 de Maio de 2010, das 18.30 às 19.30 horas, no auditório do Museu da Cidade, o terceiro Ciclo de palestras sobre
s ilustres. Com esta iniciativa pretende a Câmara Municipal de Aveiro preservar a identidade e a memória colectiva do nosso povo, homenagear personalidades que, activamente, deram o seu contributo para o desenvolvimento sociocultural e político-económico da região, valorizar a Historiografia Local e formar pedagogicamente públicos.

As palestras são quinzenais e na sua maioria são preparadas por investigadores e professores universitários que se dedicam ao estudo da temática. Associada à palestra evocativa decorre também uma pequena amostra de objectos ou literatura alusiva à individualidade evocada que estará patente durante 15 dias no espaço do Museu da Cidade.

No terceiro Ciclo serão evocados os seguintes ilustres: António Campos Graça; Alberto Sousa e Artur Prat; D. Brites de Leitoa; Cândido Teles; Eça de Queirós; Egas Moniz; Fausto Ferreira; Fernando Lavrador; Ferreira de Castro; Francisco de Castro Matoso; Francisco Ferreira Neves; Manuel Costa e Melo; Mumadona Dias; Orlando Oliveira; Rangel de Quadros e Marques Gomes e Zeca Afonso.

Na primeira sessão será prestada homenagem a António Campos Costa, tendo sido convidado para orador o seu filho, António José Campos Graça.

António Campos Graça: nasceu em Aveiro, na antiga Rua da Sé, actual Rua do Capitão Sousa Pizarro, no ano de 1903 e faleceu na mesma cidade, a 11 de Fevereiro de 1991. Aluno da escola masculina, da freguesia da Glória, bem como da escola Fernando Caldeira, onde frequentou as aulas de desenho regidas por Francisco da Silva Rocha, este insigne concluiu o curso, com boa média. Sapateiro, músico da Banda Amizade e da Banda de José Estêvão, coleccionador de imagens fotográficas e participante activo nas mais diversas manifestações culturais aveirenses, não só para ajuizar, mas também para aplaudir, António Graça, foi sobretudo um fotógrafo citadino, da história de Aveiro. Em 1940, este ilustre fez parte da Comissão Executiva do Arraial de S. José, onde participou como principal elemento organizador da comemoração do 44º. Aniversário da Sociedade Recreio Artístico, bem como, nos anos de 1982 e 1984 da referida festa de aniversário da fundação desta Sociedade.
Foi também vogal da Sociedade, em vários mandatos, assim como vice-presidente da mesma agremiação nos anos de 1969-1970. A este insigne se deve também a proposta de execução de uma medalha de bronze, comemorativa do centenário do nascimento do ilustre aveirense, D. João Evangelista de Lima Vidal, assim como a mostra fotográfica, que se realizou, em 1984, no Salão Cultural do Município, intitulada Aveiro Antigo e Sua Evolução.
A valiosa colecção de fotografias, alusiva à história da cidade, de António Graça, faz presentemente parte do espólio fotográfico da Imagoteca Municipal, acervo, com que presenteou a edilidade, nas vésperas do encerramento da exposição anteriormente referida.

Fonte: Aveiro Antigo, ed. C.M.A., 2001.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®